Você pega um livro que estava querendo ler há muito tempo. Começa empolgado, mas em determinado momento se vê pensando no grande assunto do momento e então se dá conta de que chegou ao meio ou final da página sem absorver nada do que leu. Começa a ler novamente. As palavras se embaralham na sua frente. Você lê a mesma página pelo menos umas três vezes até desistir e voltar a rolar o feed da sua rede social.
Se você se identificou com o relato acima, saiba que não está sozinho nessa. Contudo se as causas para essa falta de concentração não estão ligadas a questões mais sérias como estresse, ansiedade ou até mesmo TDHA, muito provavelmente o problema é a nossa tão conhecida procrastinação.
Muitos amigos, colegas e familiares me perguntam como eu consigo ler tanto. Qual seria esse mistério para devorar páginas e mais páginas de livros, mesmo sem ter tanto tempo livre assim. No meu caso, consigo ler rápido e em qualquer lugar como ambientes barulhentos, no ônibus, no metrô.
Mas teve um pequeno hiato aí na minha vida que eu também não estava mais tão adepta da leitura. Qualquer outra atividade parecia bem mais interessante do que por a leitura em dia, então eu acabava procrastinando. Por isso, separei três dicas simples que me ajudaram a renovar o hábito da leitura e que podem te ajudar também:
- Leia temas que você goste: se você não tem o hábito de ler e quer se aventurar a ler Honoré de Balzac logo de cara e não se identifica nenhum pouco com o tema das obras dele, sinto informar que a sua empreitada não será nenhum pouco bem sucedida. Investigue os seus gostos e invista em livros sobre o assunto. Com certeza conseguirá ler bem mais.
- Comece aos poucos: nada de querer terminar um livro de 300 páginas em 1 semana. Trabalhe com metas realistas. Melhor ler 1 página por dia, do que não ler nenhuma e aumente a quantidade de páginas aos poucos.
- Reserve um momento do seu dia para ler: a gente sabe como a vida anda corrida, mas se você quer realmente desenvolver o hábito de leitura, precisa reservar pelo menos uns 10 minutos por dia para criar uma rotina. A hora certa é a que melhor se encaixa à sua agenda.
Ler voltou a se tornar um hábito para mim novamente quando entendi que eu estava me forçando a ler assuntos que não faziam mais tanto sentido na minha vida. Foi nessa época que passei a ler bem mais livros de desenvolvimento pessoal, embora é claro, não tenha deixado de consumir os livros de romance, entendi que precisava fazer um equilíbrio entre os assuntos.
Também me dei conta que eu já não era mais aquela jovem que lia mais de 100 livros por ano. Na minha atual realidade, chegar aos 10 livros lidos por ano já era uma grande vitória, então eu não precisava mais me cobrar em questão de quantidade, mas sim na qualidade das minhas leituras.
Por fim, encaixei um momento de leitura no meu dia a dia. Para mim, a manhã era o mais ideal, porque estava com a mente fresquinha e pronta para absorver novos conteúdos. Porém como sempre estava na correria, para mim funcionava ler no transporte público a caminho do trabalho. Nesse momento, devido ao isolamento social desde Março/2020, tenho lido mais à noite, um pouco antes de dormir.
Desta forma, finalmente consegui resgatar a minha paixão pelos livros que ficou um tempinho adormecida e isto também me ajudou a voltar a escrever.
Mas e aí? Quais são os seus hábitos de leitura ou o que te ajuda a ler mais?
Compartilha aqui nos comentários 😉

Comentários recentes