São Paulo, Brasil

Livros com protagonistas negros

Você já parou para pensar quantos livros escritos e protagonizados por pessoas negras você já leu?

Recentemente eu vi nas redes sociais um desafio em que o perfil propunha que se deixasse na estante apenas os livros escritos por mulheres e o resultado era que a estante ficava praticamente vazia. Fiquei imaginando se a proposta fosse deixar na estante apenas livros escritos por mulheres negras…

Lembro que quando eu era criança e mesmo adolescente não havia um incentivo para ter acesso a obras de escritores negros, por isso, fico imensamente feliz que isso esteja mudando, mesmo que aos poucos.

Deixo aqui algumas sugestões de obras escritas por mulheres negras com protagonistas negros para quem também está buscando referências de livros. Cada história é um universo à parte e merece um post mais elaborado, por este motivo, vou deixar apenas a chamada de cada uma.

Espero que gostem 😉

Título: Um defeito de cor

Autora: Ana Maria Gonçalves

Gênero: Ficção

Editora: Record

Páginas: 952

Neste romance histórico, a escritora brasileira Ana Maria Gonçalves nos apresenta à Kehinde, uma idosa cega e à beira da morte que viaja da África para o Brasil em busca de seu filho perdido há décadas.

Narrada em primeira pessoa, a obra nos transporta através das lembranças mais vívidas e doloridas da protagonista.

O enredo é marcado pela violência, mortes, escravidão e, sobretudo, vemos a tentativa de Kehinde em ser resistência, em tentar preservar uma parte suas raízes africanas.

Autora: Maya Angelou

Gênero: Não ficção

Editora: Astral Cultural

Páginas: 336

Obra aclamada pela crítica, narra a infância e adolescência de Marguerite An Johnson, nome verdadeiro da escritora Maya Angelou.

No primeiro de 5 volumes em que conta a sua autobiografia, Maya Angelou nos apresenta a sua história de libertação através do mundo das palavras em meio a uma infância marcada por racismo e abusos.

É um livro que não tem como não se emocionar.

Título: No seu Pescoço

Autora: Chimamanda Ngozi Adichie

Gênero: Ficção – Contos

Editora: Companhia das Letras

Páginas: 256

Este livro é composto por 12 contos que exploram diferentes elementos narrativos e mostram por que Chimamanda é uma das escritoras nigerianas mais aclamadas da atualidade.

Todas as histórias prendem do começo ao fim, trazendo questões sociais, relações familiares e conflitos religiosos através do olhar sensível da escritora.

Título: Cartas para Martin

Autora: Nic Stone

Gênero: Ficção

Editora: Intrínseca

Páginas: 256

Nessa história emocionante acompanhamos Justyce McAllister, um jovem com um futuro brilhante pela frente.

Contudo, ele é agredido e preso injustamente, apenas por ser negro. É nesse momento que Justyce se dá conta de que se as coisas não mudarem, não é apenas o seu futuro que está em jogo, mas o de muitos jovens como ele que são constantemente julgados pela cor de sua pele.

Então Justyce começa a escrever cartas para um dos mais importantes ativistas políticos pelos direitos dos negros, Martin Luther King Jr. Nas cartas ele expõe suas angústias, dúvidas e revoltas.

Título: O ódio que você semeia

Autora: Angie Thomas

Gênero: Ficção

Editora: Galera

Páginas: 378

O livro conta a história de Starr Carter uma adolescente negra que presencia o assassinato de seu melhor amigo por um policial branco.

Única testemunha, Starr está decidida a fazer justiça pela memória de Khalil. Ela falará a verdade no tribunal, custe o que custar.

Com uma narrativa dinâmica que dialoga perfeitamente com o público mais jovem, Angie Thomas consegue trazer questões importantes sobre racismo nos dias atuais.

Você já leu algum desses livros? O que achou? Compartilha comigo nos comentários : )